sábado, 6 de maio de 2017

Ponte da Barca brilha 
na distrital do Concurso de Leitura

A Escola Secundária de Ponte da Barca esteve em destaque na fase distrital da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, ao conquistar o primeiro lugar no escalão do Secundário e as segunda e terceira posições no 3.º Ciclo do Ensino Básico.


Cristina Azevedo, do 12.º ano, reconquistou o título de vencedora do concurso, cabendo-lhe agora a honra (e a responsabilidade) de, pela segunda fez consecutiva, representar o Alto Minho na final nacional.



Altamente meritória foi também a prestação das concorrentes do 3.º Ciclo, com duas alunas da Escola 
Secundária de Ponte da Barca a subirem ao pódio (Rita Ribeiro e Inês Rêgo, ambas do 7.º ano). 
A equipa barquense integrou ainda Jéssica Calheiros (3.º Ciclo) e Marta Ribeiro e Filipa Zamith Lopes (ambas do Secundário).
A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura decorreu, este ano, pela primeira vez, em Ponte da Barca, numa organização da Biblioteca Municipal em colaboração com o Agrupamento de Escolas.
A jornada constitui uma verdadeira festa do livro e da leitura, tendo decorrido num ambiente de convívio e de partilha de experiências que motivou entre os 108 concorrentes (73 do 3.º Ciclo e 35 do Secundário), oriundos de todo o Distrito de Viana do Castelo, um sentimento de grande satisfação.
No período da manhã, realizaram uma prova escrita em que foram chamados a mostrar a sua qualidade de leitores de duas obras, seguindo-se uma visita guiada pelo centro histórico de Ponte da Barca e o almoço na zona ribeirinha.
A partir das 14 horas, aconteceu a finalíssima, no auditório da EPRALIMA, com a participação dos cinco melhores concorrentes em cada um dos escalões.
Em formato de espetáculo apresentado por Jorge Serafim, o programa incluiu a participação do grupo de ginástica acrobática do Agrupamento de Escolas e também um momento musical com Miguel Fernandes e o projeto “Pessoas de Fernando”.
Nesta fase, os finalistas realizaram uma prova de conhecimento das obras a concurso, fizeram um exercício de leitura em público e apresentaram uma comunicação de carácter argumentativo.
O Grupo de Português

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